domingo, 14 de maio de 2017

Experiência do Silêncio

Assim que anunciei aos meus amigos que poria em prática o plano de ficar em silêncio por três dias já tive algumas reações. Houve ironia, riso e curiosidade. Particularmente achei o riso de muito mal gosto, afinal, porque rir do anúncio de uma experiência espiritual?
As pessoas com que tive contato demonstraram não estar satisfeitas apenas com a minha presença, elas precisavam, exigiam mais e até brigaram para que eu respondesse com palavras. Questionaram meus motivos, até que me deram um pouco de paz quando se deram conta de que era de cunho religioso, mas não tanto reconhecimento quanto receberia se fosse algo ligado ao cristianismo.
Li num lugar que refletia sobre o budismo que o silêncio é a maior das religiões.
Não digo que foi difícil apenas pelas pessoas exteriores, percebi que conversava com minha própria mente, como se fôssemos duas. Isso não estaria infringindo o conceito? Silenciei minha própria mente.
Reparei que as pessoas falam esperando aprovação, que testam sua opinião, a consistência da sua identidade. Quando reparei que estava reparando demais nas atitudes alheias, me repreendi. Esse não era o meu propósito. Precisava voltar meus ouvidos para o mundo e para mim mesma, não para fazer um inventário sobre o comportamento e a comunicação humana.
Fui obrigada a soltar umas palavras em contextos inevitáveis e me odiei por ainda não ter aprendido Libras. Minha voz estava rouca, a garganta desconfortável. Mas eu queria ficar assim por mais tempo. Quem sabe em um mês ou dois minhas conclusões fossem mais consistentes? Não quiseram sair comigo. Fui dispensada de um passeio porque não acrescentaria palavras e "ia ser muito difícil". Ouvi que aquela não era eu, achei engraçado. As pessoas precisam muito de uma voz para suprir a solidão. Não é à toa que muitos não se importam em ficar a sós com o barulho da televisão ou uma música tocando. Incomoda tanto uma presença te olhando com carinho?É uma pena. Há tanto mais sendo dito numa pessoa que se coloca do seu lado em silêncio do que outra que fala sem te deixar pensar.
Tudo isso aconteceu e a coisa toda durou pouco mais que 24h completas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário