segunda-feira, 27 de junho de 2016

Enquanto eu estudo

Verbos de ligação são aqueles que não indicam ação. Fazem ligação entre 2 termos: sujeito e predicado. Até aí tudo bem, né?
Para Mateus et alii (que é uma mulher, acredite) os verbos podem ser: predicadores, de ligação, suporte e semi auxiliar.
Os predicadores são aqueles que podem ou não exigir argumentos (e suas condições semânticas e morfossintáticas, ou seja, o sentido que eu chamo de "ideal" do verbo, exemplo: verbo ligar nas frases "Eu liguei para o celular de Karen" e "Eu não liguei para o que a fulana disse". Na primeira frase seria o sentido ideal e na segunda um sentido que foi acrescentado com o tempo ao verbo - algo como se importar. Mas isso tudo é da minha cabeça, tá? Mateus el alii não falou nada disso, ela se refere a isso com a nomenclatura "sentido pleno", "sentido não-pleno")
Os de ligação são aqueles que operam num predicado complexo e se conectam SEMPRE a um elemento não verbal. (que seria o predicativo do sujeito). Exemplo: Mariana é estudiosa. (olha que mentira) "Estudiosa" é um adjetivo que se relaciona com o nome (que está exercendo papel de sujeito > Mariana)
Então eu parei e pensei

"Desculpe estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei
Errado e eu entendo

As suas queixas tão justificáveis
e a falta que eu fiz nessa semana
coisas que pareceriam óbvias
até pra uma criança

Por onde andei?
enquanto você me procurava (...)"

Porra, o primeiro andei é muito diferente do segundo. Ou será que não? O cara não pode ter caminhado todo torto (errado) ou esse verbo está apenas ligando as informações "dizer" e "errado"?
No segundo é óbvio, pela frase seguinte pescamos a ideia de direção, andar com sentido pleno.
Essa foi a primeira dúvida.

Prosseguindo com os estudos...

Os verbos suporte também se ligam com elementos não verbais, usando verbos predicadores. Eles constroem frases enfáticas, que poderiam ser substituídas por outras menores e de mesmo significado (perdendo apenas o valor semântico do esforço)
Exemplo: Eu fiz ver a saída X Eu mostrei a saída    
                Eles fizeram menção a "Curtindo a Vida Adoidado" nos créditos de Deadpool X Mencionaram "Curtindo a Vida Adoidado" nos créditos de Deadpool
                O SBT não dá créditos as versões originais mexicanas que copiam descaradamente em versões brasileiras X O SBT não credita (...)
Os verbos semi auxiliares se unem se unem aos predicadores ou a estruturas complexas para acrescentarem algum tipo de significado extra (que não pode ser reconstruído através de outra forma mais simples)
Ex: vai estudar (sentido de futuro)
       pode ser feliz (possibilidade)

Outro problema:
"Queria saber voar 
pra lá do alto poder ver você
te ver sorrir, te ver sonhar
coisas lindas quero te dizer

se um anjo encontrar
eu vou pedir pra ele te proteger
oh estrela que me faz enxergar
que a vida é linda de viver."

Fudeu. Que a professora não conheça essa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário